O que é um Full Stack Developer?

É realmente importante ser um Full Stack Developer?

Full Stack Developer, é um desenvolvedor Front-End que também é um desenvolvedor Back-End, embora tenha vários programadores que em muitas horas assumem esse papel de Front-End e Back-End Developer é difícil encontrar um cara que realmente é bom nos dois, sempre deixa a desejar em alguma parte.

Então é raro você encontrar um excelente Full Stack Developer, mas se você focar e se especializar você pode ser um, mas tem que se especializar mesmo.

No primeiro momento,  o que vem na cabeça é que um desenvolvedor Back-End que depois se torna um Front-End se tornará um Full Stack Developer. Mas observando bem, será que é simples assim?

A maioria dos desenvolvedores começaram com PHP e hoje programam exclusivamente em JavaScript, sim, são muitos esses desenvolvedores. Estes não são desenvolvedores Full Stack, sabe por que?

Conforme o tempo o  desenvolvedor Front-End evoluiu e consequentemente o Back-End também, esqueça o processo simples de FTP para uma hospedagem, hoje em dia o Back-End de verdade deve dominar escalabilidade, versionamento, MVC, as várias formas de armazenamento, não apenas bancos em SQL.

Será que é realmente possível um desenvolvedor que acompanhar o progresso dos dois “mundos” e não se perder na atualização de cada um ou ficar superficial em uma ou nas duas áreas?

Embora não seja necessário ser o melhor Front-End e o melhor Back-End, a verdade é que se concentrar em uma das áreas é muito melhor.

Geralmente nas empresas já com nome no mercado, dificilmente você vai ver um desenvolvedor responsável pelas duas áreas.

Mas pra quem está começando e criando startups, , é comum ver um Full Stack Developer, ou seja o Front-End que também é Back-End.

Existe uma polêmica nisso, muitos desenvolvedores que são especialistas na sua área, não aceitam que esse termo seja designado a alguém que atue nas duas áreas, apenas porque, as conhece, mas sim, a profissionais que domine muito bem as duas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *